sábado, 7 de novembro de 2009

(_o_)ritiba e a vina.

Após longa data sem iscrivinha neste pequeno paralelo retangular do infinito mundo virtual, venho compartilhar a idéia concreta que Curitiba ( (_o_)ritiba pros mais chegado) não foi uma cidade que me agradou.
Apesar dela ser considerada a cidade modelo do país, entendi o porque do titulo, pois a cidade e as modelos(sim, aquelas magrelas da passarela) são do mesmo saco.
Ambas são consideradas modelo, ou seja, sua estetica é linda, mas geralmente, seu conteudo nem tanto. Após um ano usufruindo deste local gelado, onde temperaturas abaixo de zero no inverno são comuns, decidi investir em outro local. Não que aqui não seja bom, mas pra mim é ruim. Não me adaptei. Acho engraçado o modo de falarem por aqui, e isso é legal, pois sou muito ligado a sotaques e região. O meu é paulistano, do tipo, não to te entendeindo (isso msm, com "i").
O meu convivio nesta cidade foi na maior parte do tempo com gauchos, dos quais aprendi muito a admirar e respeitar sua cultura e tradição, sendo pra mim, uma das mais bonitas deste país, do qual conheço muito bem.
Certo dia no trabalho conversando eu (paulistano), um porto alegrense e um curitibano, resolvemos verificar no dialeto local algumas coisas, e descobrimos que o que mais entra em conflito, como dizem aqui em Curitiba, e apenas aqui, a palavra Vina, mas a linguiça e a salsicha tb.
Vina aqui é salsicha, a mesma que vai no cachorro-quente, no RS e SP é salsicha msm, mas no RS linguiça é aquela enrolada, e a linguicinha é salsichão, mas em SP salsichão eh um produto industrializado tipo presunto temperado fatiado que vai no pão e aqui em Ctba soh de eu tentar lembrar me confundo.
Enfim. Não trouxe assuntos interessantes, até porque esta não era minha intenção, pois eu escrevo pra ser feliz e não pra agradar.
Se vc não gostou, me processe ou me mandem pro programa da Marcia, pois é isso que pessoas modernas fazem.

Espero ter contribuido e calculei o quanto emiti de CO² ao escrever este texto, e quantas arvores eu precisaria plantar para devolver o que escrevi, e pasmem-se, não emite valor suficiente para plantar nem se quer uma arvore. É amizade, se deu mal nessa ao imaginar q eu apenas lasquei o ecossistema, pois por aqui, tá tudo dominado. Só o Protogenes que não dominou, coitado, e ainda pegou um gancho básico.

2 comentários:

Unknown disse...

Voc~e bem que podia voltar escrever... dá pra matar a saudade dos seus devaneios mega divertidos!! =D

divão disse...

vou pensar no seu caso...rsrs